O que precisamos fazer para sermos salvos?

A Salvação dos homens é o objetivo da religião cristã. Querermos ser salvos, queremos escapar do Inferno, e é para isso que Nosso Senhor Jesus Cristo assumiu a nossa natureza e morreu por nós na Cruz.

Muitos, entretanto, dizendo basear sua fé na Bíblia, contradizem e negam o que a própria Bíblia diz ser necessário para a nossa salvação.

Para sermos salvos, devemos crer no Senhor (At 16,31), e isso é verdade. O que significa, porém, "crer no Senhor"? Para fazer uma comparação: você acredita no "papo" de um vendedor de automóveis usados? Certamente que não. Para comprar um carro usado, é sempre melhor levar um mecânico de confiança... Mas por outro lado, você acredita que o vendedor de carros usados que está ali falando com você existe? Certamente que sim.

No caso da Salvação (muitíssimo mais importante que um carro usado!), entretanto, há gente que acha que basta "crer" no Senhor como se "crê" na existência do vendedor de carros usados, sem porém crer em sua palavra. Vemos porém que na Sagrada Escritura, O Senhor diz aos Apóstolos que eles devem ensinar todos a observar todas as coisas que Ele mandou (Mt 28,20), não simplesmente acreditar em Sua existência. É evidente que para acreditar no que Ele diz, devemos acreditar em Sua existência, mas só acreditar em Sua existência, sem cumprir o que Ele diz, não basta. Isto é também visto de maneira bastante clara em Jo 6,47, quando o Senhor diz que quem crer n'Ele terá a Vida Eterna, e ensina então ser necessário comer de Seu Corpo e beber de Seu Sangue; os que criam em Sua existência mas não creram em Suas palavras retiraram-se de Sua presença e não mais O seguiram (Jo 6,66 - único versículo "666" do Novo Testamento...), murmurando contra Suas "duras palavras", ficando apenas seus discípulos realmente fiéis, que saibam que apenas d'Ele poderiam, como disse São Pedro, ouvir as "Palavras de Vida Eterna".

Vemos no Novo Testamento várias das coisas que Ele ensinou, e que os Apóstolos e seus sucessores continuaram ensinando. É fácil perceber que eles ensinavam todas as coisas que Cristo mandou observar, mesmo as que não estão registradas nos Evangelhos.

Em At 20,35, por exemplo, São Paulo relembra aos bispos de Éfeso palavras de Cristo, das quais ele mesmo havia mostrado ser necessário lembrar, mas que não estão registradas em nenhum dos quatro Evangelhos.

Vejamos porém apenas algumas das coisas que Cristo mandou fazer e que estão escritas na Bíblia:

Perseverar até o fim. Mt 24,13; Mc 13,13. Ou seja, devemos continuar na Graça de Deus, sem perdê-la (Cf. Jd 4; Hb 12,15)

Aceitar a Cruz.(o sofrimento) Mt 10,38; Mt 16,24-25; Mc 8,34; Lc 9,23; Lc 14,27. Ou seja, devemos aceitar as cruzes de cada dia, os sofrimentos que Deus nos manda para a nossa edificação. O papel de Deus não é dar bens materiais ou conforto físico ou psicológico para as pessoas; cabe-nos seguir o exemplo de Cristo e abraçar as nossas cruzes cotidianas.

Ser batizado. Mc 16,16; Jo 3,3-5; Tt 3,5; 1Pd 3,20-21. O batismo não é simbólico, mas real fonte de graça divina.

Ser membro da verdadeira Igreja. At 2,47. Fora da Igreja que Cristo estabeleceu para nossa salvação, a única que ensina todas as coisas que Ele mandou observar, não há Salvação.

Confessar os pecados. Tg 5,16, 1Jo 1,9. E os pecados, para que sejam perdoados, devem ser confessados a quem tem o poder de perdoá-los (Jo 20,23).

Cumprir os Mandamentos. Mt 5,19-20; Mt 7;21. Não adianta dizer que Jesus é o Senhor sem fazer o que é a Sua vontade.

Ouvir a Pedro, o Papa. At 11,13-14; At 15,7. Afinal, foi a São Pedro que Nosso Senhor Jesus Cristo deu a missão de apascentar o Seu rebanho, a Igreja (Jo 21,15-17), que é a Coluna e Firmamento da Verdade (1Tim 3,16).

Comer a Carne e beber o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jo 6,51-58; 1Cor 10,16; 1Cor 11,23-29. O próprio Senhor nos deu Sua Carne e Seu Sangue como alimento para a Vida Eterna, cumprindo assim o que havia sido figurado pelo maná dos hebreus no deserto, que alimentava apenas o corpo. Sem este Alimento, que é o Corpo e Sangue de Cristo (Mt 26,26; Mc 14,22; Lc 22,19; Jo 6,35;41;51-58; 1Cor 11,25-29), não podemos ter a Vida Eterna (Jo 6,54).

Ora, qual a única Igreja que ensina todas estas coisas? Qual a única Igreja que, além de ter sido fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, ensina tudo o que Ele ensinou?

As falsas religiões, as seitas que são fundadas por homens e baseadas em leituras erradas da Bíblia, que ao ser lida por ignorantes pode levar a enganos que os fazem perder a Salvação (2Pd 3,16; At 8,31), podem ensinar um ponto mas não outro, um dos requisitos para a Salvação e outro não. A Igreja que Cristo fundou, contudo, a Única e Verdadeira Igreja de Cristo, a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, ensina tudo o que Cristo ensinou, e só n'Ela podemos ser salvos.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Autor: Carlos Ramalhete

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...