Os catolicos e a Virgem Maria

- Por que os católicos adoram a Maria? Somente se deve adorar a Deus.

Antes de tudo, terá que dizer que os católicos não adoram à Virgem Maria. O culto que lhe professamos não é adoração, posto que esta corresponde unicamente a Deus. Os católicos veneram a Santa Maria, porque Ela é a mulher a quem Deus escolheu para que fora a Mãe de Cristo. Quer dizer, Maria não é uma pessoa qualquer, é a Mãe do próprio Deus. Recordemos a passagem da visitação:

"E aconteceu que, assim que Isabel ouviu a saudação de Maria, saltou de gozo o menino em seu seio, e Isabel ficou cheia de Espírito Santo; e exclamando com grande voz, disse: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto de seu seio. »" (Lc 1, 41-42)

Isabel chama Maria "Bendita és tu entre as mulheres", e a chama deste modo por inspiração do Espírito Santo, do qual se enche logo depois de escutar a saudação de Maria. E a Virgem mesma diz nos seguintes versículos:

"E disse María: «Minha alma engrandeçe o Senhor, e meu espirito exulta em Deus meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem aventurada." (Lc 1, 46-48)

María é bem-aventurada pelo fato de ter sido escolhida Por Deus para levar o Salvador em seu seio, e por isso os católicos a chamam assim durante "doravante as gerações". O respeito e veneração que professam os católicos à Santíssima Virgem têm, portanto, bases bíblicas sólidas.

- Maria não é mãe de Deus, é somente mãe de Cristo. Não pode ser mãe de Deus porque Deus é infinito e eterno, e Maria não.

Isabel, na passagem da visitação, chama a Maria "A mãe de meu Senhor" (Lc 1, 43). Certamente, o Senhor é Jesus, que é Deus mesmo. Se aceitarmos que Maria é verdadeira e realmente mãe do Senhor Jesus, então ela é, portanto, verdadeira e realmente Mãe de Deus, já que o Senhor Jesus é Deus mesmo. Pretender que Maria é mãe "somente" do corpo físico do Senhor é absurdo. O Senhor Jesus é uma pessoa completa. Pretender separar sua divindade e sua humanidade é absurdo, e é uma heresia conhecida como nestorianismo, que diz que há duas pessoas separadas em Cristo encarnado: uma divina (o filho de Deus) e outra humana (o filho de Maria). A heresia foi condenada e a doutrina esclarecida no Concílio de Efeso no ano 431.

Logicamente, a divindade do Senhor Jesus não provém de Maria, mas não por isso ela deixa de ser verdadeiramente Sua Mãe. O mesmo acontece conosco: a alma imortal que cada um de nós possui provém diretamente de Deus, mas isso não significa que minha mãe não seja verdadeira minha mãe. Terá que recordar que foi vontade do Senhor o haver-se encarnado em uma mulher, e que essa Mulher fosse sua Mãe. Deus não necessitava uma Mãe, mas quis atuar assim em seu plano de Salvação, e por sua Vontade Maria foi escolhida como Mãe de Deus "porque nada é impossível para Deus" (Lc 1, 37)

- Maria é chamada "intercessora", o qual é antibíblico, segundo 1 Tim 2, 5 que diz "Porque há um só Deus, e também um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus"

A Igreja Católica nunca ensinou que María ocupa o lugar do Senhor Jesus, justamente o contrário. A Igreja proclamou sempre que Cristo é o único caminho para chegar ao Pai, e que só por Ele é que somos reconciliados. Por isso, e neste sentido, Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, o único no qual Deus e o homem são reconciliados.

Entretanto, há outro sentido da palavra "mediador". Por exemplo, se pedir a alguém que ore por ti, então essa pessoa está "mediando" ou "intercedendo" por ti ante Deus. Neste sentido, qualquer um pode interceder ante Deus por outra pessoa, e isto em nada obscurece ou diminui a mediação e a reconciliação trazida por Jesus Cristo, justamente o contrário. E é neste sentido que dizemos que Santa Maria é intercessora, e o é por excelência, já que é a que mais esteve unida ao Verbo Encarnado, sendo sua própria Mãe.

- Há algum exemplo no qual Santa Maria tenha intercedido por alguém mais nos Evangelhos?

A resposta encontramos na passagem das bodas de Caná:

" No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos. Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho!" Jesus respondeu: Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou." A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: "Façam o que ele mandar." Havia aí seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus. Jesus disse aos que serviam: "Encham de água esses potes." Eles encheram os potes até a boca. Depois Jesus disse: "Agora tirem e levem ao mestre-sala." Então levaram ao mestre-sala. Este provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam estavam sabendo, pois foram eles que tiraram a água. Então o mestre-sala chamou o noivo e disse: "Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados, servem o pior. Você, porém, guardou o vinho bom até agora." Foi assim, em Caná da Galiléia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele." (Jo 2, 1-11)

A passagem não é uma simples anedota do Evangelho, é o primeiro milagre do Senhor Jesus. João diz que foi aí onde Ele começou seus sinais e manifestou sua glória. Maria se dirige ao Senhor, expressando sua preocupação pelos noivos com as palavras "Não têm vinho", e espera dEle uma intervenção que resolva. A aparente negativa do Jesus não é mais que isso, aparente. Maria, que confia em seu Filho, deixa- toda a iniciativa a Ele, dirigindo-se aos empregados e convidando-os a fazer o que Ele lhes disser. E sua confiança é recompensada. O Senhor obra o milagre, transformando a água em vinho. A intervenção da Santa Maria no primeiro milagre de seu Filho não é acidental. A passagem das bodas de Caná põe em destaque o papel cooperador de Maria na missão do Senhor Jesus.

- Maria teve outros filhos. Na Bíblia se fala claramente dos "irmãos de Jesus" (MT 12, 46; MT 13, 55; Mc 3, 31, etc.)

A palavra grega que se utiliza para designar aos irmãos de Jesus é "adelphos", e tem distintos significados: irmão de sangue, companheiros, compatriotas, etc. Nenhum dos Evangelhos menciona outros filhos de Maria como tais. Por outro lado, a resposta de Santa Maria ao anjo "«Como será isto, se não conheço varão?»" (Lc 1, 34) quando lhe anuncia que vai conceber um filho, não podem entender-se se María não tivesse tido a intenção de permanecer virgem, pois nesse momento já estava desposada com José (Lc 1, 27). "Conhecer" neste caso significa ter relações sexuais íntimas. Se Maria tivesse pensado em ter relações com José, o fato de que o anjo lhe anuncie que vai ter um filho lhe teria parecido conseqüência natural de seu matrimônio, com o qual não tivesse dado essa resposta.

O Evangelho também diz que Jesus é o filho primogênito da Maria (Lc 2, 7) e alguns pretendem ver nisto uma prova de que Maria tinha outros filhos. Entretanto, a palavra "primogênito" somente faz referência ao primeiro nascido, e não de se tiver ou não tem irmãos.

- Maria não foi virgem depois do parto. No Lc 1, 25 se lê "E não a conhecia até que ela deu a luz um filho, e lhe pôs por nome Jesus.", O que implica que depois de que Maria deu a luz a Jesus teve relações com o José.

A palavra "até" neste caso, quer ressaltar o simples feito de que José não teve relações com a María antes que ela desse a luz a Jesus. Não implica de nenhum modo que José tivesse relações com a María após o nascimento de Cristo

Fonte: http://www.acidigital.com/

13 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Raça de viboras de corações duros e obstinados, nunca leste nas escrituras que vós vicarão de vora do reino de Deus conforme testifica Jesus em Apocalipse 22.15. Incopetentes são todos vós em ler alguma passagem das escrituras, pois se fose realmente competentes já tinhão lidos deuteronômio 4.16 e 4.23
    Largai as vosas praticas pecaminosas de adoração de imagens e convertei os vossos corçãoes a Cristo como (UNICO) Salvador.Ele não precisa de Maria nem de João nem de niguém para salvar, ele é sobre todos

  2. Anônimo says:

    Gostaria de nã receber a mesma resposta fajuta que sempre recebos de todos que comungam da mesma fé católica, se é que pode chamar de fé, mas proceguindo....é a quela tipica respostinha que a serpente foi adorada no deserto, é de fato foi mas aonde paulo ou pedro, joão, tiago ou os profetas testificam de outra adoração correta a não ser a dedicada a JEOVÁ E JESUS CRISTO? eu nunca esaminei nenhuma porção das sagrada escrituras paulo ou qualquer um deles dando instraução de adorações canalizadas a eles mesmo! se paulo disse "Meus fieis mesu fieis adorem a min e quando eu morrer façam uma imagem de mim" se ele tive falada isso me avisem. ou até mesmo Maria "filhinhos quero que vós se refiram a mim como sua mansinhas queridas viu"

  3. Paulo de Tarso says:

    Olha rapaz, duas coisas:
    teu português é muito ruim pra quem ja leu algo da bílbia
    segundo, voce nao sabe mesmo do que fala, a maior parte dos evangelicos é que são idolatras de pastores e pseudo-bispos, querem milagres , prodigios e um carro zero na garagem. o ego desses caras é enorme, maior que qualquer estatua e voces adoram, gemem, choram, mas o espirito santo que é bom nao sentam, sao vazios, pois so no vazio é que se acha essa baixeza de vir a um site catolico despejar bobagem.

  4. Paulo de Tarso says:

    Se tiver coragem de me responder, responda.
    Como chegou a prática cristã na sua vida? não nos ultimos 100 anos, nos ultimos 1000 anos. pense nisso e nao seja mais um bocó na mao de mercenarios, que pedem contribuições de minuto em minuto. seja homem, cresça, nunca entrei num site de voces pra dizer que são umas bestas e voce vem aqui dar testemunho disso. orarei por ti e clamarei por tua conversão, talvez voce seja como judas macabeu

  5. Maiquel says:

    As vezes penso que surgirão irmãos protestantes que saibam questionar com caridade e sabedoria, mas cada vez mais tenho certeza de que isso é quase impossível, a exemplo do nosso irmão "anônimo".

    As pessoas não se dão ao trabalho de conhecer aquilo a que questionam e saem atirando sem fundamento nenhum (a não ser os proferidos pelos "bispos" e "aspóstolos").

    Irmão amado de Deus, reze, estude, leia... Use o material do blog mesmo, já que tens nos visitado! Após você fazer isso creio que sua fé já não será a mesma, e aí sim poderá questionar com fundamentação e veracidade, sem calúnias e mentiras como fez nas postagens anteriores.

    Que Deus te abençoe e Maria te guarde!

    Salve Maria, mãe de Deus (Lc 1,43)

  6. Anônimo says:

    Aqui é Carina. Pois diz a palavra que, nos últimos dias a Verdadeira Igreja de Cristo será perseguida. Creio que isso vale também para insultos como os que tu estás fazendo para a Igreja Católica,irmão "anônimo".
    Que o Senhor tenha misericórdia de ti irmão e que tu consigas achar o verdadeiro caminho que leva a Jesus!!!!!!

  7. Caros irmãos em Cristo Jesus, nos ultimos temos temos visto muitas perseguições contra a Igreja de Cristo, a nossa tão amada Igreja Católica Apostólica Romana, mas não devemos temer porque sabemos que as portas do inferno não prevalecerão, os ataques vem justamente de pessoas que dizem terem "aceitado a Jesus" porém suas ações não demonstram isso pois o que o Senhor Jesus ensinou foi o amor a Deus e ao próximo.
    Nós Católicos, não devemos agir da mesma forma, a nossa única arma é o amor pois foi isso que o Nosso mestre nos ensinou. Quando virmos essas pessoas agirem dessa forma, dobremos o nossos joelhos e Supliquemos ao Senhor que os convertam, que eles sejam convertidos como foi o Apóstolo Paulo, que caiam as escamas dos seus olhos.
    Quanto a nós meus amados irmãos, cresçamos na Fé e na Caridade, amemos sempre mais a Deus, a Virgem Maria e a Igreja.

  8. Anônimo says:

    Filho de Deus DIZ:
    sou cristão, e lamento a falta de delicadeza acima, acima de tudo creio
    na bíblia como verdade pra tudo que vivo,e o novo testamento, não esina
    a intolerancia, mas creio que educação é primordial , pra ganhar até os perdidos.
    Não vou ficar aqui "brigando", mesmo porque quem convence é o Espirito Santo. só vou deixar a biblia mesmo e se assim forem escolhidos serão convencidos. DEUTERONOMIO 5:7,8 7:25,26 SALMO 115:4 A 9 OSÉIAS 3:6, 12,E 5:4 , AP 21:8 E O PRINCIPAL MARIA ESTÁ MORTA O UNICO QUE RESSUSCITOU ATÉ AGORA FOI CRISTO HEBREUS 9.27 TODOS OS OUTROS CRISTÃOS, SÓ SERÃO RESSURRETOS COM A VINDA DE CRISTO VEJA TESSALONISSENSES 4:16 E 1ª CORINTIOS 15:50 A 53.
    POR ISSO EU DIGO NÃO ADIANTA BRIGAR POR ALGO QUE JÁ ESTA DECRETADO PELO SENHOR.
    LEMBRE-SE RELIGIÃO NÃO SALVA, MAS CONDENA.
    só uma dica se interessas pela verdade , procure na internet, tem até para baixar o livro A APARECIDA .
    O cristianismo real, e os filhos de Deus estão muito acima de papa, padres, "pastores" " bispos" , gurus, guias, etc.
    SE ABSOLUTAMENTE TUDO NÃO FOR BIBLICO NÃO É DE DEUS, FOI INVENTADO POR HOMENS E LEVA A CONDENAÇÃO.
    procure na bilblia a ressurreição de maria, ou a reza para ela, ou qual a porcentagem que ela ocupa na biblia e a porcentagem que Cristo ocupa, e quanto tempo do vosso culto é dedicado a Maria.
    Só ratifiacando concordo com a biblia, ela é bendita entre as mulheres,
    ela é santa assim como todo filho de Deus é santo, ela é um exemplo de mulher pela sua devoção ao Senhor, e muitos outros atributos, mas essa mesma biblia que diz isso de maria, em nenhum momento ensina a adora-la.
    Ninguém é dono da verdade, mesmo porque a verdade não tem dono,ELE MESMO É DONO DE SI, E DISSE EU SOU A VERDADE (JESUS), E CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ.
    NÃO BRIGUEM DEFENDENDO RELIGIÃO, RELIGIÃO É COISA DE HOMEM, " BRIGUEM"
    PRA DEUS LHE DAR REVELAÇÃO TG 1:5
    SHALOM, A TODOS

  9. Obrigado pela visita amado irmão "Filho de Deus".
    Caso queira auxílio para descobrir a verdade que liberta, já que é nítido que faz muita confusão com a Palavra de Deus, aproveite as visitas que faz ao Blog e leia os artigos que lhe ajudarão a esclarecer a respeito de seus equívocos.

    Lhe sugiro alguns para início de leitura:

    http://grupodeoracaosaomiguel.blogspot.com/2011/11/biblia-qualifica-igreja-como-coluna-e.html

    http://grupodeoracaosaomiguel.blogspot.com/search/label/Maria

    Que Deus o abençoe

  10. Anônimo says:

    Ex protestante e convertido a única Igreja de Jesus Cristo responde ao destemperado anônimo do primeiro e segundo comentários acima, o qual presumo que seja protestante evangélico, a julgar pela linguagem chula, o péssimo conhecimento do vernáculo e a conhecida idolatria a si próprio e a Bíblia. Já não falo de ausência de caridade, porquanto tolerância, respeito e amor cristão não são características marcantes nos filhos de Lutero. .

    Aproveito também para usar a mesma resposta e alertar ao desinformados da seita evangélica denominada CACP, sobre apontamentos enganosos publicados no endereço eletrônico http://www.cacp.org.br/adoracao-da-virgem-maria/

    Creio que esta seita não tem a menor idéia do que está falando. Fato que não chega surpreender, mas é sempre bom que se faça o registro para proteger os ingênuos que tomam por verdadeiras as informações divulgadas por pseudos mestres.

    Infelizmente, vivemos tempos já previstos de muitos "sábios" e outros tantos "doutores", dizendo-se conhecedores da verdade.

    Recordamos o que ensina o catecismo da Igreja Católica sobre mediação:

    “432. O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa do seu Filho feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados. Ele é o único nome divino que traz a salvação e pode desde agora ser invocado por todos, pois a todos os homens Se uniu pela Encarnação, de tal modo que não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos» (Act 4, l2) (17).

    480. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade da sua Pessoa divina; por essa razão, Ele é o único mediador entre Deus e os homens.

    Sobre a Virgem Maria, vejamos:

    Tratado da Verdadeira Devoção da Santíssima Virgem por São Luís Maria Grignion de Montfort:

    “...14 Confesso com toda a Igreja que Maria é uma pura criatura saída das mãos do Altíssimo. Comparada, portanto, à Majestade infinita ela é menos que um átomo, é, antes, um nada, pois que só ele é “Aquele que é” (Ex 3, 14) e, por conseguinte, este grande Senhor, sempre independente e bastando-se a si mesmo, não tem nem teve jamais necessidade da Santíssima Virgem para a realização de suas vontades e a manifestação de sua glória. Basta-lhe querer para tudo fazer.
    15. Digo, entretanto, que, supostas as coisas como são, já que Deus quis começar e acabar suas maiores obras por meio da Santíssima Virgem, depois que a formou, é de crer que não mudará de conduta nos séculos dos séculos, pois é Deus, imutável em sua conduta e em seus sentimentos.
    ” Em outras palavras: Evangélicos, vocês vão ter que aturar. Maria menos que um átomo diante de DEUS, grandiosa diante dos homens, AVE MARIA !

    Recomendo aos "professores" do CACP que estudem o catolicismo antes de ataca-lo.

    É lícito divergir e ninguém deve abraçar o catolicismo simpesmente porque eu quero.

    Entretanto, quem pretende orientar, esclarecer e ensinar, antes tem que aprender para não repetir feito papagaio o que os Pop pastores andam transmitindo na tv, rádios e internet.

  11. Anônimo says:

    Preciso de oraões,pois eu e minha esposa estamos sendo perceguidos no trabalho e na igreja por motivos políticos.

  12. Sem dúvida, Maria mãe de Jesus, é digna de todo o nosso respeito e veneração. Agora, uma coisa é tributarmos honras à sua pessoa e outra coisa é tributarmos culto, pois culto somente Deus nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo é digno de receber.

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...