O Espírito Santo e o Corpo de Cristo

O corpo do Cristo ressuscitado é pleno do Espírito Santo, é seu Templo. Ora, nós entramos nesse Corpo pelo Batismo; e, misteriosamente, esse corpo é realmente a Igreja. Assim, batizados no Espírito, entramos na Igreja, corpo e esposa do Senhor Jesus.

Do mesmo modo que habita no corpo pessoal do Cristo no céu, o Santo Espírito habita no seu corpo eclesial, que é a sua Igreja. Assim, o Espírito é a alma da Igreja, é como a seiva que mantém os ramos unidos ao tronco, é como a energia que vem da cabeça para os membros. Por isso, a Igreja realmente vive de Cristo, da sua energia, da sua presença no Espírito. Assim sendo, a Igreja jamais envelhecerá, jamais caducará, jamais passará. Ela é sempre nova, não por nossa causa, não por nossas idéias da última moda, mas devido à vida nova no Espírito que, vindo de Cristo, nos renova continuamente.

É o Espírito também quem mantém a Igreja sempre unida, apesar da diversidade de pessoas, mentalidades, culturas, etc. "O amor de Cristo (que é o Santo Espírito) nos uniu"... É o Espírito quem suscita um enorme número de carismas e ministérios, tudo isso para dar testemunho de que Jesus é o Senhor e edificar a sua Igreja. É o Espírito da Verdade quem sustenta a Igreja na reta doutrina apostólica, iluminando o sagrado magistério do Papa e dos Bispos em comunhão com ele, para que testemunhe com segurança a perene e imutável fé da Igreja. É o Espírito que faz a Igreja experimentar Jesus e sinta uma invencível necessidade de levar o Evangelho até os confins da terra. É o Espírito quem suscita continuamente na Igreja a saudade do seu Senhor e a faz exclamar, impaciente: "Vem, Senhor Jesus!"

Sem o Espírito, Jesus seria para nós somente um personagem do passado e a evangelização seria apenas o propagação de um doutrina. É o Espírito quem nos faz experimentar Jesus vivo e vivificador, tornando- nos testemunhas dessa experiência viva... É o Espírito quem, escondendo-se em mil rostos, vai plasmando em nós e na Igreja, o rosto bendito de Jesus, até que ele venha. Amém.

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...