As boas obras

Deus julgará a todos não somente pela fé, mas principalmente pelas obras associadas à fé de modo inseparável.

Antigo Testamento

"Darás a cada um conforme as sua obras, que conheces que ele tem no seu coração, pois que só tu conheces os corações dos filhos dos homens." (2o. Paralipômenos, VI, 30).

"O poder é de Deus, e a ti, Senhor, a misericórdia; porque tu retribuirás a cada um segundo as suas obras." (Salmos LXI, 12 e 13)

"Se tu disseres: As forças não me ajudam, o mesmo que é inspetor do coração o conhece e ao guardador da tua alma nada se esconde e Ele retribuirá ao homem segundo as sua obras." (Provérbios XXIV, 12).


"Eu lhes tornarei segundo as suas obras e segundo os feitos de suas mãos." (Jeremias XXV, 14)

"Eu julgarei a cada um conforme os seus caminhos, diz o Senhor Deus."(Ezequiel XVIII, 30)

Novo Testamento

S. Mateus, VI, 1-2: "Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles, doutra sorte não sereis remunerados pelo vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, dás esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados pelos homens."

Epístola aos Romanos: "Entesouras para ti ira no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus que há de retribuir a cada um segundo as suas obras: com a vida eterna por certo aos que, perseverando em fazer obras boas, buscam glória e honra e imortalidade; mas com ira e indignação aos que são de contenda e que não se rendem à verdade, mas que obedecem à injustiça." (Romanos II, 5 a 8)

"Se invocais como pai Àquele que sem acepção de pessoas julga segundo a obra de cada um, vivei em temor durante o tempo de vossa peregrinação."(1a. Pedro I, 17)

E ainda S. Tiago: "Que aproveitará, irmãos meus, se alguém diz que tem fé, e não tem obras? Porventura poderá salvá-lo tal fé? (...) Assim também a fé, se não tiver boas obras, é morta em si mesma." (Epístola de São Tiago, II, 14 e 17)

Fonte: http://www.veritatis.com.br/doutrina/fe-e-obras/1118-as-boas-obras

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...