Buena Vista Bento XVI Club

Acende o charuto cubano, povo católico!
Na véspera do Natal, o presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou que libertará 2900 prisioneiros. Ele citou a visita que o Papa Bento XVI fará ao país em março deste ano como uma das razões que motivaram esta atitude humanitária.

 
Entre os presos beneficiados estão 86 estrangeiros de 25 países. Alguns são acusados por crimes políticos e muitos são doentes, idosos e mulheres. Não serão libertados os detidos por espionagem, terrorismo, assassinato, pedofilia ou tráfico de drogas.
Esta é a maior anistia realizada na ilha desde a Revolução Cubana. Em 1998, após a visita do Beato João Paulo II, 300 prisioneiros foram soltos, entre eles 101 presos políticos. E, em 2010, graças ao crescente diálogo entre a Igreja e o governo cubano, 52 pessoas saíram do xadrez.

Em um estado declaradamente ateu, os católicos foram perseguidos por décadas como inimigos. Porém, a liberdade de culto tem melhorado muito desde que JP II colocou os pés na ilha.
O Arcebispo de Havana, Dom Jaime Ortega, é hoje o principal representante da Igreja em Cuba, e seus contatos diplomáticos com o governo têm obtido resultados animadores. Em setembro de 2011, por exemplo, foi autorizada pela primeira vez a procissão de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, após 52 anos de governo comunista. A homenagem à padroeira do país foi realizada em uma aldeia de camponeses a 65 km de Havana.
Mas se você pensa que tudo vai ser salsa e merengue para Bento XVI, está enganado! Muitos cubanos se dizem católicos, mas na prática são adeptos da santería, uma espécie de umbanda à moda cubana, que mistura o culto aos Orixás com a devoção aos santos católicos. Em uma palavra: sincretismo.
Ueeepaaaa! Não pode! Hay que endurecer con los macumbeiros, pero sin perder la ternura jamás.
Fontes:
TVI 24. Cuba concede amnistia sem precedentes. 24.12.2011
Folha On Line. Cuba deve libertar 52 presos políticos, diz Igreja. 07.07.2010
Daily Motion. Cuba: a volta da liberdade cristã. 05.09.2011

Fonte: http://ocatequista.com.br/

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...