Musica protestante, posso ouvir e tocar?

Talvez ajude se separarmos “música protestante” de “música cantada/composta por protestante”.
A segunda pode não conter doutrina protestante, pode não ser protestante, e então ouvi-la é lícito, em tese. Claro, vai depender muito do caso concreto.
Eu, bem formado, que sei separar as coisas e eleger música cantada/composta/executada por protestante, posso ouvir sem problemas. Por exemplo, Bach é protestante: alguém deixa de ouvi-lo? Haydn também era. E mesmo peças religiosas eles compuseram e podemos ouvir. Outro exemplo são os grandes grupos vocais de música gospel negra dos EUA. O mesmo em relação a certos grupos de música gospel branca (country gospel).
Já Diante do Trono e artistas evangélicos contemporâneos geralmente professam heresias descaradas e é preciso tomar todo o cuidado. Aliás, mesmo os grupos de música gospel tradicional (black gospel, negro spiritual e country gospel) podem, sim, conter algumas heresias. Alguns hinos protestantes tradicionais dos séculos XVII, XVIII e XIX são heréticos, enquanto outros não.
Se alguém, num caso concreto, tem o devido cuidado, pode, sim, ouvir. O que não se pode é ouvir música com conteúdo doutrinário protestante. Se uma música cantada/composta/executada por protestantes é uma musicalização de um salmo ou simplesmente fala que “devemos ser santos” etc., não há mal nessa música.
Todavia, no caso específico de certas rádios católicos e “padres cantores”, há um problema: veículos de massa executando música composta por protestantes, mesmo que a música não seja, em si, protestante (ou seja, que não ofenda nossa fé), podem levar ao erro milhares de ouvintes. Assim, não só a música com conteúdo protestante não pode lá ser veiculada, como também a música cantada/composta/executada por protestantes também não deveria.
Em resumo, é preciso separar. Música com conteúdo protestante não se deve ouvir, exceto por uma razão gravíssima (estudá-la para combater, por exemplo, ou estando presente, nas circunstâncias em que isso é lícito, em um culto protestante). Já música com conteúdo religioso neutro (ou mesmo católico), somente cantada/composta/executada por protestante, pode ser ouvida e sua licitude será aferida no caso concreto.

Fonte: http://blog.veritatis.com.br/

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...